Os olhos inocentes da infância fitam a paisagem pela janela do ônibus, lugares conhecidos, outros confundidos; tudo é novidade, tudo é razão para excitação. “Tio, falta muito pra chegar?” Pergunta que não queria calar e que se repetiria ao longo do trajeto. A resposta foi outra pergunta que apelava à razão “Mas vocês não queriam passear?” Sim, mas também queriam chegar logo. E correr, gritar e ficar na piscina até enrugar a pele. Após uma coisa as crianças querem logo outra e depois ainda outra diferente...
Professor Eduardo Lucas orientando os alunos na chegada |
Os ônibus seguiram para um novo passeio que marcou o encerramento do primeiro semestre 2012. Os comentários de deslumbre tomaram conta da criançada, algumas entrevêem o mar, outras bocas-nervosas devoram o lanche pensado pelos pais para momentos mais tardios, mas que também do qual logo nem se lembrariam mais. Crianças da periferia da Serra de oito, dez anos, que raramente têm oportunidade de redescobrir a paisagem de uma cidade que chamam de sua e que legitimamente o é.
Organizando o chek in na entrada da AEST |
Por isso dentro da programação do Projeto Canto na Escola são oportunizadas atividades complementares para os meninos e meninas que estudam música e balé. A intenção de levar os alunos “para passear” não é simplesmente proporcionar lazer, mas integração e confraternização, conscientização e cidadania, em resumo: pertencimento ao grupo, a um ideal e valorização da experiência. É também interessante ampliar o campo de visão, circular com os jovens pela cidade em que estão inseridos mostrando que o mundo não se resume apenas à sua comunidade.
Antes da diversão vêm as recomendações... |
O passeio reuniu em torno de 200 alunos do projeto Canto na Escola e aconteceu no final de junho, nem a chuvinha insistente nem as baixas temperaturas verificadas nas últimas semanas foram capazes de diminuir a animação da garotada. O lugar escolhido para o passeio desta vez foi O Clube AEST, a Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão, fundada em 1978 e que é hoje o ambiente de recreação, lazer e cultura da “comunidade ArcelorMittal. Uma área de quase 150 mil metros em Manguinhos, com piscinas, toboágua, parquinho e muito espaço para lazer.
Com tantas opções para brincar com os amigos a manhã passou voando e sem incidentes dignos de nota, certamente graças aos cuidados e a atenção redobrada da equipe de salva-vidas, pais e dos professores Monalisa Toledo, Elias Salvador, Lucas Anízio e Eduardo Lucas. Veio então a hora de almoçar e organizar a turma para voltar.
Um dia esses meninos e meninas vão olhar para o passado e dele se recordar com carinho, sabendo que a música, a escola e sua comunidade organizada proporcionaram um dia feliz como só é possível numa determinada fase da vida.
O projeto Canto na Escola é coordenado pela maestrina Alice Nascimento, gerente de projetos do Instituto Todos os Cantos e tem patrocínio da empresa ArcelorMittal Tubarão. Para maiores informações entre em contato conosco através do email: todososcantos@hotmail.com. Conheça também o nosso blog http://institutotodososcantos.blogspot.com e curta nossa página no Facebook http://www.facebook.com/pages/Instituto-Todos-os-Cantos/123378467722397
Nenhum comentário:
Postar um comentário